Clipp-Seg

Previc e Susep apresentam propostas para fusão das reguladoras de previdência

 

Fonte Arena do Pavini

Os superintendentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência de Previdência Complementar (Previc) realizaram evento conjunto para apresentar aos funcionários das duas instituições o andamento dos trabalhos para a fusão das autarquias, com o propósito de otimizar as estruturas administrativas e de aperfeiçoar a supervisão dos mercados supervisionados. Hoje, a Susep é responsável pela área de seguros e de previdência privada aberta, oferecida pelas seguradoras de bancos aos seus clientes, enquanto a Previc cuida da previdência privada fechada, dos fundos de pensão exclusivos de funcionários de empresas e organizações.

O governo Jair Bolsonaro estuda unir as duas áreas para melhorar a fiscalização ao concentrar os dados e o acompanhamento da previdência privada em um momento em que a reforma da Previdência defende a criação do regime de capitalização. Nesse regime, cada trabalhador precisa guardar para a sua aposentadoria, e precisa dos sistemas aberto ou fechado de previdência para facilitar essa poupança.

Segundo nota da Previc, as mudanças organizacionais em curso abrangem a racionalização de recursos públicos, a melhoria de serviços prestados e o aproveitamento de sinergias nas atividades de fiscalização de previdência complementar e de seguros privados.

Solange Vieira, Superintendente da Susep, enfatizou as vantagens da criação de um supervisor único, atendendo às demandas da sociedade por eficiência na gestão pública. “A união de forças nos torna mais capazes de produzir resultados”, ressaltou Solange.

O Diretor-Superintendente da Previc, Fábio Coelho, abordou o interesse coletivo na consolidação do projeto. Segundo ele, “haverá ganhos de eficiência com a remoção de estruturas replicadas e com o compartilhamento de modelos de supervisão”.

Os servidores presentes na sede da Previc, em Brasília, tiveram a oportunidade de realizar questionamentos aos executivos, que compartilharam o estágio e próximos passos do projeto, que não foram divulgados.

Comentários

Newsletter



    Facebook

    A Revista Cobertura é uma publicação especializada no setor de seguros, voltada a corretores de seguros, seguradoras, resseguradoras, entidades do setor, operadoras de planos de saúde e empresas prestadoras de serviços para o mercado.

    Mais Lidas

    Newsletter



      Copyright © 2017.

      To Top