Artigos

Mercado de Saúde Suplementar anda de lado… até quando?

 

Há pelo menos três anos o mercado de saúde anda de lado. De 2015 a 2017 o número de beneficiários da saúde suplementar girou em torno de 47,2 milhões.

Pesquisa realizada pelo IESS divulgou que hoje temos 46,9 milhões de beneficiários no sistema. Isto significa que voltamos ao patamar de 2012, um enorme retrocesso.

Os números do setor acompanham o resultado da economia, já que quase 75% do mercado são planos empresariais – contratados por pessoa jurídica. Com a estagnação da economia o mercado vem minguando, aguardando uma retomada ainda lenta e inexpressiva.

Se por um lado a crise tirou o empresariado de sua zona de conforto, por outro o volume massivo de demissões ao longo dos últimos 6 anos vem reduzindo o número de brasileiros com algum produto “particular” de saúde. A perda é gradual e contínua, com algumas oscilações pouco representativas no período.

Os dados são alarmantes, uma vez que o investimento para mobilização de estruturas médico-hospitalares não é baixo e o nível de capacitação também exige altos investimentos.

Essa alteração no perfil econômico vem impactando toda a cadeia. O número de hospitais também caiu. Em 2009 eram 6.041 hospitais na rede nacional, em 2017 foram contabilizadas 5.819 unidades hospitalares. Uma redução de 3,68%. (Fonte: CNES).

Na mesma esteira a quantidade de leitos hospitalares por 1 mil habitantes também reduziu. Saímos de 1,87 em 2009 para 1,72 em 2017. Uma redução de 8,02%, conforme 4º Boletim Informativo do PROADESS publicado no site da FIOCRUZ.

Segundo a FBH, Federação Brasileira de Hospitais, para o Brasil retornar ao número de hospitais e leitos observados em 2010, o setor de saúde teria que injetar R$ 30 bilhões. Triste se não fosse trágico!

Enquanto acompanhamos os números encolherem, a população envelhece, exigindo cada vez mais estruturas de atenção à saúde, acumulando as demandas do Sistema Único de saúde – tema que os noticiários nos lembram cotidianamente. Já no campo privado vivenciamos grupos se consolidando através de redes verticalizadas focadas no atendimento de planos privados.

Mas o fato é que dificuldade gera sempre oportunidade. Este é um mercado para ficar atento. Oportunidades virão!

José Augusto Alves de Paula (Diretor Executivo – Powertiss Sistemas).

Comentários

Newsletter



    Facebook

    A Revista Cobertura é uma publicação especializada no setor de seguros, voltada a corretores de seguros, seguradoras, resseguradoras, entidades do setor, operadoras de planos de saúde e empresas prestadoras de serviços para o mercado.

    Mais Lidas

    Newsletter



      Copyright © 2017.

      To Top