Cobertura Especial

“2021 será o ano do corretor de seguros”

 

 

Lideranças da categoria garantem que o corretor de seguros será essencial neste ano e orientam como deve atuar para manter o crescimento

Por Thaís Ruco


“Este será o ano da afirmação definitiva do corretor de seguros como o grande provedor de soluções para a sociedade”, decreta Armando Vergílio, presidente da Fenacor. Ele justifica dizendo que a pandemia criou novas necessidades e anseios para a população em geral e somente o corretor está adequadamente preparado para atuar como um assessor, consultor e provedor de soluções, seja para a devida proteção da vida das pessoas, ou para a garantia da continuidade dos negócios e o amparo no futuro das famílias.

Poucas categorias enfrentaram tantos obstáculos quanto os corretores de seguros em 2020. E não apenas em razão da pandemia, mas também por uma série de ações inexplicáveis do órgão regulador, visando unicamente atingir esses profissionais, como a MP 905/19, que extinguia a atividade profissional e a Resolução 382/20, que prevê a exposição da comissão na contratação do seguro. “Mas os corretores de seguros são fortes. Mostraram sua resiliência para garantir a proteção da sociedade ao longo da pandemia, com pronto atendimento a qualquer hora do dia”, frisa Vergílio.

E no que se refere às ações do órgão regulador, a categoria está pronta para fazer desse limão uma bela limonada. “Querem que o corretor informe a sua comissão? Pois bem, será mostrado e comprovado que a categoria é formada por profissionais de valor, não de preço. O corretor entrega um serviço de valor inestimável, a um custo baixíssimo. Então, certamente, será mais um passo decisivo no sentido de a categoria reafirmar o quanto é imprescindível para o consumidor comum, as empresas e até os Governos. Em razão disso, não tenho dúvidas em afirmar que 2021 será o ano do corretor de seguros”, enfatiza o presidente da Fenacor.

Para que o corretor de seguros seja mesmo essencial para o setor e para o desenvolvimento da sociedade, é fundamental que ele continue fomentando o crescimento. “Cada profissional deverá executar da maneira mais eficiente possível todo o aprendizado que o ano de 2020 oportunizou”, aponta Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP. Para ele, a despeito de todos os problemas com a pandemia, os corretores de seguros evoluíram muito profissionalmente em um ano. “Avançamos na utilização da tecnologia, que se mostrou mais parceira do que nunca, ante o temor que se tinha, e percebemos a força e penetração que o corretor de seguros tem junto à sociedade, aos seus clientes”.

O corretor precisa fazer valer sua importância, que ficou evidenciada em 2020, para avançar em 2021. “Se nós tivermos esta consciência, a lucidez sobre nosso papel, pouco importa os desafios que surgirem, nós entramos no ano muito melhor preparados”, diz Camillo, avaliando que é oportunidade de acompanhar o crescimento. “Com um cenário de retomada do crescimento econômico, como tudo indica que será no pós-pandemia, passada a tempestade e com os aprendizados que tivemos em 2020, o ambiente de desenvolvimento é muito propício ao setor e, em especial, aos corretores de seguros, o elo com o cliente e força da distribuição deste relevante produto”.

Robert Bittar, presidente da ENS (Escola de Negócios e Seguros) emenda que o essencial para o corretor de seguros em 2021 é manter o foco em seu negócio, considerando esta situação de isolamento social deve perdurar por muitos meses do ano ainda.

“O corretor precisa manter o trabalho que tem sido feito até aqui, intensificar a utilização de tecnologia, aprimorar a qualificação da equipe de trabalho e ter foco na prospecção: ainda que remotamente, buscar a geração de leads, prospects através da indicação de outros clientes, buscar incrementar a carteira com produtos que os atuais clientes ainda não estejam consumindo”, diz Bittar. “Esta é a receita para se manter em 2021 e buscar ainda um nível de crescimento”.

É fundamental manter a resiliência e usar de criatividade para ultrapassar este momento desafiador. “As oportunidades existem, os negócios estão acontecendo, a questão é ter criatividade para poder aproveitar este momento com crescimento”.

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